O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou o prazo para cinco estados finalizarem os procedimentos para implantação da placa do Mercosul. O prazo terminou no dia 31 de janeiro. A decisão atende a pedido dos estados de Alagoas, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais e Sergipe, que terão até o dia 17 deste mês para finalizar o processo. Até lá, eles poderão continuar emplacando veículos com o modelo antigo de placa, na cor cinza.

Os estados alegaram dificuldades na implantação do sistema e no credenciamento dos estampadores. “Assim, o Denatran decidiu conceder a prorrogação a esses cinco Detrans”, disse o órgão. A resolução determinando que os estados teriam de adotar o novo padrão de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro deste ano foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em julho do ano passado.

A placa Mercosul deve ser adotada nos seguintes casos:

– Primeiro emplacamento;

– Mudança de categoria do veículo;

– Roubo, furto, extravio ou dano da placa;

– Mudança de unidade federativa;

– Instalação de segunda placa traseira.

Os procedimentos para essa mudança são diferentes nos Estados.

As placas Mercosul possuem gravação a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e QR Code. O novo sistema de identificação veicular também amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades da placa com três letras e quatro números para 456 milhões de possibilidades a partir da adoção da quarta letra no instrumento.

SAIBA MAIS

Fonte: Agência Brasil

Pin It on Pinterest