A pergunta “Preparado para mudar?”, tema do 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos ocorrido em São Paulo, deu o tom do evento, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Transamerica Expo. Depois de dois dias de intenso debate e apresentações com conteúdos diversos, mais a entrega do TOP 2017, o saldo foi extremamente positivo, nas palavras do Presidente da Abrapark, Sergio Morad. “Tivemos uma participação muito boa, com auditório lotado. Alguns temas merecem mais tempo para discussão, como a Reforma Trabalhista, que ainda suscita muitas dúvidas. Muito importante também foi o networking promovido, com trocas de experiências entre os profissionais da atividade. Não sabemos como vai ser o futuro, sabemos que temos muitos riscos. Mas também há muitas oportunidades”, resumiu.

 

Já na primeira palestra, o tema da mobilidade, alternativas e novas e ousadas propostas para o futuro das cidades foram o destaque, com a apresentação de Paulo Márcio Bragança de Matos, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional no Isvor – Universidade Corporativa do Grupo FCA. Matos trouxe pesquisas e protótipos realizados em anos de trabalho da área de inovação da montadora, como o Fiat MIO e o projeto O Futuro das Cidades. E demonstrou como o contexto digital já está mudando o negócio de muitas empresas. “Chamamos de Vortex Digital este novo contexto de mercado, com os aplicativos, os carros compartilhados e autônomos, por exemplo. É preciso se reiventar”, afirmou. “Aproveito para parabenizar a Abrapark por discutir esses assuntos de forma tão aberta e compartilhada.”

 

Thomas Hartley, Diretor Executivo de Estacionamentos e Transportes na Florida International University, mostrou sua experiência atual na universidade mesclada com os aprendizados de seu trabalho na Disney – e as lições que essas duas empresas podem trazer para o mercado em geral. “O foco deve ser nas pessoas e na integração de estratégias que promovem o desempenho das equipes da linha de frente de atuação das empresas”, resumiu. Hartley aproveitou para corroborar a excelência da Missão Orlando, que será promovida pela Abrapark em 2018. A Missão levará um grupo de brasileiros – associados da entidade e quem mais estiver interessado – para acompanhar a IPI Conference & Expo, em março.

 

 

 

Outra palestra de destaque no Congresso foi a de Francisco Squeff Nora, presidente do SINDEPARK-RS. Nora movimentou o debate do auditório questionando a natureza do negócio estacionamento, seu enquadramento sindical e tributário e a responsabilidade civil em relação à atividade. E apontou alternativas para quem quer empreender de forma diferente.

 

 

 

Os desafios e as oportunidades da Reforma Trabalhista para o setor de estacionamentos foram abordados por Flávio Obino Filho, Advogado trabalhista especializado no Direito Coletivo do Trabalho e Coordenador nacional dos advogados de sindicatos patronais do comércio e serviços, e Gáudio Ribeiro de Paula, Advogado Trabalhista, Professor de Direito do Trabalho, Fundador da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho (ABRADT) e do Instituto Dia de Formação Jurídica Estratégica, no segundo dia do encontro. Temas como o trabalho intermitente e a terceirização foram destaques. “Penso que para o setor de estacionamentos, que tem picos de trabalho, como em eventos, por exemplo, o trabalho intermitente pode ser uma boa alternativa; De qualquer forma, para todas as questões que a reforma impõe e que ainda estão muito incipientes, acredito que a convenção coletiva seja o caminho ideal para superar qualquer impasse”, resumiu Flávio Obino Filho.

 

O evento terminou com a pesquisa Perspectivas para a Atividade de Estacionamento, com Gesner de Oliveira, Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração – PAE-EAESP/FGV. O economista apresentou trabalho realizado com a empresa Go Associados, ao lado de Ricardo Silva e Artur Ferreira, que traçou um panorama da Macroeconomia atual e de suas tendências e desafios, terminando com uma agenda positiva para as cidades tendo os estacionamentos como um hub de mobilidade urbana. “Os estacionamentos podem ser o grande negócio da mobilidade, na medida em que absorverem novos serviços relacionados a novas realidades de mercado, como o uso crescente de bicicletas, os carros elétricos e compartilhados, aliados à tecnologia da internet das coisas e do big data”, ponderou.

 

No segundo dia do evento também foi entregue o TOP ABRAPARK 2017, que destacou projetos de excelência em estacionamentos. Os vencedores foram Os projetos vitoriosos foram Aurora Shopping – Estacenter Parking, de Estacenter; Viva Open Mall, de Safe Park; Aero Salvador, de Estapar; e Zona Azul de Piracicaba, de Estapar. Saiba tudo sobre a premiação: http://bit.ly/2ySXLFJ .

 

 

 

O 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos foi uma realização da Abrapark, com parceria da Expo Parking. A Abrapark contou com importantes patrocinadores e apoiadores, que ajudam o congresso a acontecer: Sindepark, Estapar, Nepos, Park Help, Digicon, FBB Corretora de Seguros, Perto, Sanvitron, Sindepark-RS, Sindepark-SC e Sindepark- PR.

Pin It on Pinterest