O 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos teve sua segunda e última tarde de palestras nesta quarta-feira (25/10), no Transamerica Expo, em São Paulo. Seguindo os temas e debates propostos no primeiro dia, mobilidade urbana, novos caminhos para o negócio estacionamento e a Reforma Trabalhista foram os assuntos tratados pelos painelistas.

Os desafios e as oportunidades da Reforma Trabalhista para o setor de estacionamentos foi abordada por Flávio Obino Filho, Advogado trabalhista especializado no Direito Coletivo do Trabalho e Coordenador nacional dos advogados de sindicatos patronais do comércio e serviços, e Gáudio Ribeiro de Paula, Advogado Trabalhista, Professor de Direito do Trabalho, Fundador da Academia Brasiliense de Direito do Trabalho (ABRADT) e do Instituto Dia de Formação Jurídica Estratégica (ambos na foto, com o presidente da Abrapark, Sergio Morad). Temas como o trabalho intermitente e a terceirização estiveram em destaque. “Penso que para o setor de estacionamentos, que tem picos de trabalho, como em eventos, por exemplo, o trabalho intermitente pode ser uma boa alternativa; De qualquer forma, para todas as questões que a reforma impõe e que ainda estão muito incipientes, acredito que a convenção coletiva seja o caminho ideal para superar qualquer impasse”, resumiu Flávio Obino Filho.

Em seguida, ocorreu a entrega do TOP Abrapark 2017. Os projetos vitoriosos foram Aurora Shopping – Estacenter Parking, de Estacenter; Viva Open Mall, de Safe Park; Aero Salvador, de Estapar; e Zona Azul de Piracicaba, de Estapar.

O evento terminou com a pesquisa Perspectivas para a Atividade de Estacionamento, com Gesner de Oliveira (foto), Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração- PAE-EAESP/FGV. O economista apresentou trabalho realizado com a empresa Go Associados, ao lado de Ricardo Silva e Artur Ferreira, que traçou um panorama da Macroeconomia atual e de suas tendências e desafios, terminando com uma agenda positiva para as cidades tendo os estacionamentos como um hub de mobilidade urbana, na medida em que absorver novos serviços relacionados a novas realidades de mercado, como o uso crescente de bicicletas, os carros elétricos e compartilhados, aliados à tecnologia da internet das coisas e do big data.

Para Sergio Morad, presidente da Abrapark, o Congresso neste ano cumpriu seu papel de colocar em pauta novas realidades de mercado e instigar profissionais do setor a pensarem em novas alternativas para o futuro que já está se apresentando. “Tivemos uma participação muito boa, com auditório lotado. Alguns temas merecem mais tempo para discussão, como a Reforma Trabalhista, que ainda suscita muitas dúvidas. Muito importante também foi o networking promovido, com trocas de experiências entre os profissionais da atividade. Não sabemos como vai ser o futuro, sabemos que temos muitos riscos. Mas também há muitas oportunidades”, resumiu.

O 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos é uma realização da Abrapark, com parceria da Expo Parking. A Abrapark conta com importantes patrocinadores e apoiadores, que ajudam o congresso a acontecer: Sindepark, Estapar, Nepos, Park Help, Digicon, FBB Corretora de Seguros, Perto, Sanvitron, Sindepark-RS, Sindepark-SC e Sindepark- PR.

Pin It on Pinterest