O urbanista e advogado Ricardo Marar é presença confirmada no painel As Cidades Inteligentes no Brasil – Experiências e Ideias, marcado para as 10h15min do dia 24 de outubro, dentro da programação do 8º Congresso Brasileiro de Estacionamentos e Mobilidade. O evento, promovido pela Abrapark em copromoção com o Sindepark, pretende colocar em pauta assuntos atuais sobre a mobilidade urbana, destacando o estacionamento neste contexto. As inscrições estão abertas e têm desconto especial até o dia 20 de outubro.
PhD pela University College London e Pos-doutor pela UnB com especialização em mobilidade, desenho e planejamento urbano em diferentes escalas – do urbano ao regional, Marar tem carreira construída no setor público (Secretaria de Transportes do Distrito Federal, ANTT, Ministério das Cidades) e em órgãos internacionais (especialista sênior em transportes e consultor em desenvolvimento urbano do Banco Mundial). É professor e pesquisador do mestrado em planejamento urbano da Uninove (PPG Cidades inteligentes), diretor da FIESP e CIESP, membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e do Conselho Estadual de Segurança no Trânsito e Transportes de São Paulo, mentor do programa FIPE FAPESP e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Cidades – Formas e Normas e do Programa de Inovação CityAcademy.
Ricardo integra o site e projeto Caos Planejado que, em seu manifesto, diz a que veio: “hoje, cidades são complexas e são planejadas, são caóticas em todos os sentidos. Queremos entender esse Caos Planejado discutindo formas para tornar nossas cidades mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas. E influenciar mudanças em políticas urbanas brasileiras de forma sustentável”.
Instigar o debate e o pensamento em busca de novas soluções para as cidades será o propósito de Ricardo Marar no 8º Congresso Brasileiro de Estacionamentos e Mobilidade.