A frota de veículos da capital pernambucana teve um crescimento de 68% na última década, segundo o Detran. Para atender a demanda de carros que circulam no Bairro do Recife, os casarões antigos da região estão sendo utilizados como estacionamento.
A alternativa auxilia os 37 mil veículos que circulam no bairro e dispunha, até então, de 875 vagas de Zona Azul, segundo informação da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife.
O Bairro do Recife é tombado enquanto conjunto urbanístico, o que prevê que a calçada, a fachada e a coberta devem ser mantidas, mas as mudanças no interior são permitidas. Dessa forma, é possível adequar os locais para abrigar essa nova necessidade e assim, ganham os empresários, com novos negócios, e ganham os usuários, com mais vagas disponível na região.
Por meio de uma nota, a Prefeitura do Recife defende a diversificação dos serviços disponíveis no bairro e afirma que tem atuado na implantação de mecanismos que promovem o dinamismo na área.