Espaços como garagens e estacionamentos existem para atender uma demanda da população, ligada à mobilidade – certo ou errado?
Acontece que, mesmo quando vistos como simples locais para “guardar” carros – ou como “não-lugares” – eles estão no dia a dia da população em toda parte. Na ida para o trabalho, nos deparamos com suas placas, no passeio do final de semana acompanhamos o fluxo de entra e sai e por aí vai. E se então eles pudessem se tornar multiespaços e conseguissem assim se conectar com as cidades de outras formas? Afinal, ressignificar ambientes e aproveitar recursos já existentes são parte da construção de cidades inteligentes. Lá fora os parking lounges já entraram na jogada há tempos e vemos garagens extraordinárias, como as projetadas pela Teresa Sapey.
Muito além de uma estética interessante, falamos do casamento entre funcionalidade e oportunidade de negócio. Para inspirar os profissionais do setor, selecionamos exemplos de situações em que os estacionamentos foram essenciais para um acontecimento.
Exposição de carros
Embora encontros de carros estejam na essência das garagens, alguns deles são especiais. É o que acontece na orla de Atalaia (Aracaju/SE) todo primeiro sábado do mês, quando apaixonados por carros antigos levam suas relíquias para exibição, e na Arena da Amazônia, palco dos mega encontros do Beneficiente Car´s Clube 92 , que arrecada doações para famílias necessitadas na região amazônica.
Arraiá
Uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira, a festa de São João é comemorada pelo país todo. No cerrado, a maior Festa Junina de Goiás, que já está em sua oitava edição, ganhou neste ano um novo local e passa a ser celebrada no estacionamento aberto do Buriti Shopping. São três dias em que os carros dão espaço para as pessoas com muita quadrilha, forró, xote e baião.
Festejo
O estacionamento cearense da Arena Castelão virou palco do Festeja Fortaleza para receber grandes nomes do sertanejo.
Festival de cervejas
O universo das cervejas especiais vem crescendo no país e criando uma comunidade de produtores e especialistas como sommeliers e produtores. O FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura), chega em 2019 à sua 5ª edição homenageando os Estados Unidos, país vasta cultura e tradição no mercado craft beer. O evento ocorreu em maio, no estacionamento do Mineirão.
Madame ParkingUma das pioneiras na visão de estacionamento como muito mais do que os não-lugares como costumam ser vistos, Teresa Sapey acredita em arquitetura emocional e busca despertar os sentidos através de seu trabalho. As garagens projetadas pela italiana já receberam casamentos, desfiles até a festa de lançamento da coleção de vinhos da Madonna.
Resumidamente, os estacionamentos carregam grandes oportunidades tanto de negócio para os envolvidos – proprietários, produtores de eventos, público – quanto de desenvolvimento para as cidades, existindo como multiespaços para eventos diversos. Exemplos para se inspirar não faltam.