Carros autônomos podem ser inevitáveis, mas poucos desenvolvedores querem gastar dinheiro preparando-se para as mudanças que trarão. Essa é a conclusão de uma recente pesquisa com profissionais do setor imobiliário, apesar da expectativa de que o compartilhamento de caronas e os veículos autônomos reduzirão a necessidade de estacionamento nas próximas décadas. A maioria dos projetistas ainda relutam em arcar com o custo extra de construir garagens que podem ser convertidas para outros usos ou até construir garagens menores, disse Andrea Cross, chefe de pesquisa imobiliária nas Américas da corretora imobiliária CBRE, que conduziu a pesquisa. “A demanda dos inquilinos por estacionamentos em escritórios continuará forte nos próximos cinco anos, apesar de toda a conversa sobre a mobilidade dos trabalhadores a partir do compartilhamento de caronas, veículos autônomos e outras opções de trânsito sob demanda”, disse ela.
Alguns poucos proprietários estão olhando há uma década ou mais para esse futuro e construindo estruturas de estacionamento que podem, eventualmente, ser usadas para outros fins. Essas garagens costumam ter pisos planos em vez de inclinados e tetos mais altos. As rampas podem ser colocadas do lado de fora das estruturas para que possam ser removidas posteriormente. Alguns desenvolvedores gastam mais para colocar parte de uma garagem no subsolo, para que os andares superiores possam, eventualmente, ser removidos, e um uso alternativo seja criado sobre os níveis subterrâneos. Trammell Crow fez assim em 2015, em uma torre de escritórios em Bellevue, Washington (na foto, a entrega da obra).
Até os investidores imobiliários começarem a exigir garagens conversíveis, é improvável que os desenvolvedores os construam, descobriu a pesquisa. “A recompensa de curto prazo simplesmente não existe”, disse Spencer Levy, chefe de pesquisa da CBRE para as Américas. “Os donos de hotéis e shopping centers, que não atendem a vagas de emprego, provavelmente reduzirão o estacionamento antes dos proprietários de escritórios”, disse.
A proprietária de apartamentos AvalonBay Communities Inc colocará uma garagem conversível em um complexo residencial que planeja começar a construir no Distrito das Artes, em Los Angeles, em 2019, de acordo com Mark Janda, vice-presidente de desenvolvimento. Lá, porções dos dois níveis de estacionamento subterrâneo poderiam ser convertidas em academia, teatro e talvez outros usos recreativos, e o primeiro andar ser reconfigurado para conectar mais lojas e restaurantes. “Estamos projetando isso no futuro, se a demanda por estacionamento diminuir drasticamente, temos a flexibilidade de voltar à cidade e pedir direitos adicionais para mudar os usos do estacionamento para o que quer que seja”, disse Janda.
Fonte: Los Angeles Times