estacionamentoaquecidoEnquanto o transporte público não supre a demanda da população, os estacionamentos são considerados soluções para problemas de vagas e o setor continua aquecido. Mesmo em momentos de retração econômica e redução nas vendas de veículos novos, empresas pertencentes a estrangeiros e brasileiros em conjunto, por exemplo, esperam novas inaugurações no ano. Uma dessas companhias deve atingir 140 estacionamentos e totalizar 65 mil vagas até o final de 2015.
Atualmente, possui 110 garagens. “A receita líquida em 2014 foi de R$ 80 milhões. E a projeção é que possamos atingir R$ 100 milhões no ano”, afirma o diretor corporativo.
Segundo ele, o crescimento é possível graças à automação do sistema e à capacitação dos funcionários. “Com a aquisição da empresa brasileira, conseguimos casar o know-how da rede brasileira com a tecnologia francesa”, ressalta. A operação dos estabelecimentos é realizada com um centro de controle localizado no Rio Grande do Sul.
Com isso, as cancelas são acionadas automaticamente. Dá para gerir quase de modo autônomo um estacionamento inteiro.
Parcerias
Além de manter parceria com empresas de serviço de identificação e pagamento eletrônico, a empresa oferece um aplicativo para smartphones que possibilita o pagamento por meio de débito ou de crédito.
“Nós esperamos que no futuro todos os pagamentos utilizem este meio”, disse. Um dos focos da empresa é crescer nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque o tráfego nesses locais é mais intenso.
Uma das estratégias da empresa para conseguir crescer é captar clientes corporativos. Um parceiro pode representar de 20 a 30 novos projetos.
O principal desafio citado pelo executivo é a capacitação dos funcionários do setor, que possui alta rotatividade. “Por isso desenvolvemos uma ferramenta de e-learning (estudo a distância). Todos os funcionários passam por um processo de capacitação antes e durante a permanência na empresa, garantindo bom serviço”, diz.
Já outra empresa utiliza a possibilidade de investimento em empreendimentos comerciais como estratégia para crescer. Segundo seu diretor comercial, a companhia realiza parceria com incorporadoras durante a construção de um projeto, onde realizam aportes financeiros e, de retorno, conseguem a gestão do estacionamento do local. Para ele, com a crise, além de surgirem negócios neste modelo também deverão aparecer oportunidades de aquisição de estacionamentos já existentes.
Em média, o faturamento da empresa cresce entre 25% e 30%. “2014 acompanhou este número. A expectativa para os próximos três anos é de atingir entre 20% e 25% de alta.” O diretor afirma que a alta ainda é elevada, mas desacelera um pouco quando comparada a períodos anteriores devido à possibilidade de retração nos mercados automobilístico e de construção civil.
“O setor está diretamente atrelado a esses segmentos”, informa. “Em 2014, a rede contava com 87 estacionamentos e a previsão é de abrir de 18 a 20 até o final deste ano. A meta é chegar entre 105 e 110 empreendimentos no total, em2015.”
Fonte: jornal DCI, 19 de fevereiro de 2015

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