A Volkswagen vira mais uma página para se distanciar do dieselgate, a fraude no controle de emissões de milhões de veículos. A empresa anunciou que vai oferecer serviços de carros elétricos compartilhados a partir de 2019. A novidade estreia na Alemanha, mas o plano é avançar para uma série de outros mercados da América do Norte, Ásia e Europa – o Brasil, por enquanto, não está no roteiro.
O serviço será oferecido na plataforma WE, que está em desenvolvimento na companhia. A promessa é reunir uma série de soluções de mobilidade. A principal será o compartilhamento de modelos elétricos, mas aplicativos de estacionamento e outros recursos também estarão na plataforma. Além de distanciar a companhia do dieselgate, a iniciativa leva a Volkswagen para mais perto da concorrência – entre as alemãs, a BMW oferece o serviço DriveNow e a Daimler conta com o Car2Go.
O novo negócio será conduzido pela divisão de mobilidade Moia, criada pela companhia em 2016 com foco em carros compartilhados e em novos modelos de negócio no segmento.