No primeiro balanço trimestral da Volkswagen no Brasil em 2015, a montadora definiu como tensa a situação no país. A filial brasileira teve queda de 16,9% nas vendas anuais no período e fechou o ciclo como o segundo pior no mundo, atrás apenas da Rússia.
O balanço apresentado pela Volks aponta que “a queda nas vendas é resultado da fraqueza do setor industrial do País e da queda global dos preços das commodities”.
Outro ponto citado pela montadora é a restrição ao crédito para financiamento de veículos, que prejudicou especialmente o segmento de veículos comerciais, como caminhões e ônibus. Esse foi o segmento com mais queda da marca, com um volume de vendas 55% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.
A Volks disse também que esses números são um resultado de condições econômicas desfavoráveis no país, e culpou pela queda o aumento de impostos cujo efeito teve início em 2015, referindo-se às novas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.