A primeira garagem do mundo a ganhar o certificado LEED do U.S. Green Building Council possui painéis solares no teto e armários grátis para bicicletas
Como uma líder nos Estados Unidos na implementação de técnicas de construção eco-friendly, Santa Monica, na Califórnia, pode apontar mais de dez estruturas na cidade que foram reconhecidas com a certificação LEED – que garante o cumprimento das normas estabelecidas pelo Green Building Council dos EUA. A estrutura do estacionamento do Civic Center é uma delas.
Construído em 2007, o prédio foi uma criação do escritório americano de arquitetura Moore Ruble Yudell
Architects and Planners, e incorpora o compromisso da cidade com a sustentabilidade, indo de encontro e superando as diretrizes necessárias para se obter o certificado Leadership in Energy & Environmental Design (LEED). Estratégias de design, materiais recicláveis, produtos e práticas de construção que preservam os recursos naturais, além da conservação de água e energia, ajudam a reduzir os desperdícios que poderiam ser causados.
Dezenas de painéis fotovoltaicos no telhado fornecem sombra para os carros estacionados no último andar,
além de energia renovável e utilizada por todo o prédio. Os materiais utilizados na construção, incluindo os vidros, eram reciclados e finalizados com tintas low-VOC (de baixos compostos orgânicos voláteis, reduzindo possíveis problemas à saúde). Um sistema de tratamento e drenagem de águas pluviais também foi instalado, evitando o
escoamento de resíduos contaminados à hidrosfera, e reutilizando a água tratada para banheiros e limpeza do local. Além de tudo isso, o prédio, coberto por painéis vermelhos, azuis e verdes, também oferece armários seguros e sem custo algum para bicicletas – o que influencia o uso de veículos alternativos na cidade. São 900 vagas de estacionamento no total, e destas, 14 são equipadas para veículos elétricos, com tomadas elétricas públicas.