Com o tema “Preparado para mudar?”, o 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos começou nesta terça-feira (24/10) com as boas-vindas do Presidente da Abrapark, Sergio Morad. Já na primeira palestra, o tema da mobilidade, alternativas e novas e ousadas propostas para o futuro das cidades foram o destaque, com a apresentação de Paulo Márcio Bragança de Matos, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional no Isvor – Universidade Corporativa do Grupo FCA. A programação segue hoje (25/10) à tarde, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com novas rodadas de explanação e conversa e a entrega do TOP Abrapark 2017. Para quem ainda não fez sua inscrição, não há problemas: é só chegar ao local e fazê-la na hora.

 

Paulo Matos trouxe a experiência do Grupo FCA – leia-se Fiat – com suas pesquisas e protótipos realizados em anos de trabalho da área de inovação da montadora, como o Fiat MIO e o projeto O Futuro das Cidades. E como o contexto digital já está mudando o negócio de muitas empresas. “Chamamos de Vortex Digital este novo contexto de mercado, com os aplicativos, os carros compartilhados e autônomos, por exemplo. É preciso se reiventar”, afirmou. “Aproveito para parabenizar a Abrapark por discutir esses assuntos de forma tão aberta e compartilhada.”

 

 

Na sequência, Thomas Hartley, Diretor Executivo de Estacionamentos e Transportes na Florida International University, mostrou sua experiência atual e seus trabalho na Disney – e as lições que essas duas experiências podem ser aprendidas pelo mercado em geral. “O foco deve ser nas pessoas e na integração de estratégias que promovem o desempenho das equipes da linha de frente de atuação das empresas”, resumiu. Hartley aproveitou para corroborar a excelência da Missão Orlando, que será promovida pela Abrapark em 2018. A Missão levará um grupo de brasileiros – associados da entidade e quem mais estiver interessado – para acompanhar a  IPI Conference & Expo, em março. A tarde seguiu com a explanação de Dafne Savoy, Gerente de Planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo, que representou o secretario Sergio Avelleda.

 

A palestra de enceramento do dia ficou com Francisco Squeff Nora, presidente do SINDEPARK-RS, que movimentou o debate do auditório questionando a natureza do negócio estacionamento, seu enquadramento sindical e tributário e a responsabilidade civil em relação à atividade. E apontou alternativas para quem quer empreender de forma diferente. Ao final das palestras, um happy hour reuniu os participantes, que aproveitaram a oportunidade para fazerem contatos, trocarem ideias sobre as palestras e prepararem o terreno para o segundo dia de evento.

 

O Congresso segue hoje, a partir das 14h, com Flavio Obino Filho e Gaudio Ribeiro de Paula falando sobre as oportunidades da Reforma Trabalhista para o setor de estacionamentos. Às 15h será entregue o TOP Abrapark 2017, que destaca a excelência em design, equipamentos, operações e construções em projetos de estacionamentos. O encontro termina com a apresentação de um amplo estudo coordenado pelo economista Gesner de Oliveira, da FGV, a respeito das perspectivas para o setor de parking no Brasil.

O 6º Congresso Brasileiro de Estacionamentos é uma realização da Abrapark, com parceria da Expo Parking. A Abrapark conta com importantes patrocinadores e apoiadores, que ajudam o congresso a acontecer: Sindepark, Estapar, Nepos, Park Help, Digicon, FBB Corretora de Seguros, Perto, Sanvitron, Sindepark-RS, Sindepark-SC e Sindepark- PR.

Pin It on Pinterest