A CPFL, empresa que gera e distribui energia em quatro estados brasileiros, concluiu amplo estudo sobre carros elétricos. O projeto Emotive avaliou, por cinco anos, a performance de modelos eletrificados em condições reais de uso por empresas e pessoas físicas. Com 16 veículos de várias marcas e 25 postos de recarga, o programa acumulou 450 mil quilômetros rodados, envolveu mil colaboradores e contou com a parceria de empresas da região de Campinas (SP), como Bosch, Hertz e Graal.
O objetivo do estudo era avaliar o impacto da tecnologia na demanda por energia elétrica no Brasil, entender os hábitos dos clientes quando rodam com estes modelos e dar alguns passos para criar um ecossistema de mobilidade no Brasil que envolva iniciativas públicas e privadas. Com um amplo mapeamento nas mãos, a CPFL pretende entender quais modelos de negócio pode desenvolver para participar desse novo mercado.
A empresa avalia que, além de investir em geração e distribuição de energia para atender à demanda, poderá usar a sua experiência no desenvolvimento de sistemas de energia, cobrança por consumo, manutenção e infraestrutura de rede de recarga. Esses serviços poderiam ser oferecidos para terceiros, como postos de abastecimento de carros elétricos, por exemplo. Outro objetivo é contribuir para o desenho de normas e leis que façam sentido para estimular o avanço da mobilidade elétrica no Brasil.
Fonte: Automotive Business